17 de jun. de 2008

Pizza Vegana


Com esse friozinho, adoro ficar perto do fogão. Ontem fiz essa receita de pizza, e ela é maravilhosa. Ovo-lactos podem usar mussarela se desejarem na cobertura.

Massa:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento para pão em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de água morna

Preparo:

Numa tigela, misture o açúcar com o fermento e acrescente a água morna, mexendo até tudo estar bem misturado. Cubra com um pano e deixe em local aquecido e livre de correntes de ar. Aguarde mais ou menos 5 minutos, ou até o fermento começar a espumar (em dias mais frios isso pode demorar mais).

Em uma tigela, despeje a farinha de trigo e misture com o azeite, até obter uma farofa grossa. Acrescente a mistura de fermento e misture, amassando até obter uma massa lisa. Se necessário, vá acrescentando mais farinha, tomando o cuidado para ela não ficar muito dura. Cubra com um pano e deixe descansar em local livre de correntes de ar e levemente aquecido, até a massa dobrar de volume. Isso pode demorar um pouco se o dia estiver frio, ontem estava bastante e a massa cresceu bem pouco. Mas o resultado final não é prejudicado.

Estenda a massa com um rolo e forme um disco grande, ou vários pequenos se desejar fazer mini-pizzas. Coloque em uma forma, espalhe o recheio e asse até a massa ficar levemente dourada.

Sugestão de recheio:

3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro (preparado sem caldo de carne!)
1 tomate em rodelas
3 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço, fatiadas
orégano a gosto
150 g de tofu em lascas (ou mussarela)
5 folhas de manjericão

Espalhe o molho sobre a massa. Acrescente os tomates, espalhe o tofu, as azeitonas, o manjericão e o orégano. Leve ao forno até a massa estar dourada. Bom apetite!

Um comentário:

Paula Nietto disse...

Olá, gostaria de saber se o tofu utilizado é o puro, porque existem vários de outros sabores, como ervas finas por exemplo. Obrigada.