21 de jun. de 2008

Tortillas, a revanche!


Fiz uma receita diferente de tortillas, e recheei com soja ontem. É uma receita ainda mais econômica que a anterior que passei e tão boa quanto. Burritos, avante!

Tortillas:

150g de farinha de milho fina (usei fubá mimoso)
180g de farinha de trigo comum
250 ml de água morna
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Numa tigela, despeje as farinhas e o sal, misture e faça uma cova no centro. Vá adicionando a água morna aos poucos, misturando e amassando até obter uma massa lisa. Se necessário acrescente mais água (se ficar muito dura) ou mais farinha (se ficar muito mole!).

Aqueça uma frigideira de teflon com um tiquinho de azeite.

Numa bancada, polvilhe um pouco de farinha de trigo e pegue uma bolinha de massa, do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Com o rolo, vá abrindo até obter um círculo bem fino. Coloque a massa na frigideira e deixe tostar até que as beiradas levantem levemente. Vire e deixe tostar do outro lado.

Vá empilhando os discos de massa em um prato, intercalando-os com papel-filme.

Recheio de PTS com nozes!

Tem bastaaante noz pecan nos mercados daqui essa época, então aproveitei e comprei um pequeno estoque, e estou usando em saladas e no preparo de alguns tipos de alimento. Com a PTS achei que ficou delicioso.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de PTS fina
2 colheres (sopa) de shoyo
1 xícara (chá) de água
1 envelopinho de tempero sazón para legumes
1 pitada de pimenta do reino em pó
5 nozes pecan partidas ao meio
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente o shoyo. Numa tigela, misture a PTS com o tempero sazón e a pimenta do reino. Despeje a água com shoyo e aguarde cerca de 15 minutos, até hidratar.

Numa panela, frite o alho no azeite até ficar dourado. Acrescente as nozes e refogue bem. Adicione a PTS hidratada, mexendo bem, e deixe refogar por alguns minutos. Prove o sal (o shoyo já confere um ótimo sabor, não sendo necessário incluir mais sal no refogado).

Para servir, coloque a PTS no meio de cada tortilla e enrole como se fosse uma panqueca. Pode acompanhar com algum molho de preferência, eu prefiro puro!

Bom apetite! ^^

Nenhum comentário: