16 de jun. de 2008

Hidratando a PVT!



O que significa PVT e PTS? Quem não é vegetariano ou está começando agora talvez não conheça estas siglas. Elas querem dizer basicamente o mesmo:

PVT = Proteína Vegetal Texturizada
PTS = Proteína Texturizada de Soja

Normalmente, são vendidas em embalagens plásticas de 250g em qualquer supermercado grande ou casa de produtos naturais, e pode vir na forma granulada (similar à carne moída) ou em cubos.

Quer aprender a hidratar a proteína vegetal texturizada?

Vamos lá: Utilize uma proporção de uma xícara e meia de água fervente para cada xícara de PVT. Normalmente, dissolvo um pouco de caldo de legumes, shoyo e orégano, ou uso curry na água antes de acrescentar à proteína. Espere cerca de 15 minutos enquanto hidrata. Depois, escorra o tantinho de água que sobrou e prepare da mesma forma que a carne comum. Pode ser refogada com cebola, alho, tomate, pimentão, usada em strogonoff, falsa carne de panela, empadões, etc. Enfim, as possibilidades são infinitas e só dependem da imaginação.

As marcas que mais utilizo, que são as mais facilmente encontradas aqui em Londrina, são a Jasmine e a Mãe Terra. Existem outras também, locais, muito boas mas que não recordo a marca, e em outras localidades deve haver muitas outras variedades.

Um comentário:

Mikael Bissoni disse...

Olá, sou de cambé, estava procurando receita de pts, poderia me indicar um lugar para comprar arroz integral 5kg?
Adorei o blog!