18 de jun. de 2008

Carne Vegetal de Glúten (Seitan)



Ontem fiz a minha primeira experiência com a carne vegetal. Decidi fazer em casa pois é muito difícil encontrar a carne vegetal enlatada nos mercados daqui, mas continuarei procurando. Apesar da trabalheira, foi uma ótima experiência com bons resultados.

Como fazer a "carne" de glúten!

Em uma tigela, despeje 1/2 kg de farinha de trigo branca, não refinada. Vá acrescentando água aos poucos e amasse até obter uma massa lisa, parecida com a de pão. Cubra a massa com água e deixe descansar durante 1 hora e meia, 2 horas.

Após passado o tempo de pausa, escorra a água e separe a massa em duas partes, para ser mais fácil a lavagem. Vá lavando a massa, apertando bem sob água corrente. Observe que a água sairá esbranquiçada; o amido está sendo retirado. Continue lavando até que a água saia clara e a massa fique amarelada. Quando chegar a este ponto, o amido terá sido removido e sobrará apenas o glúten. Aviso antes que este processo de lavagem é um pouco demorado, no meu caso cada bola de massa demorou cerca de 20 minutos para ficar pronta.

Após a lavagem, corte a massa em cubinhos ou fatias, como preferir, e reserve.

Numa panela de pressão, doure dois dentes de alho em um fio de azeite. Acrescente cebola, deixe refogar. Coloque a carne vegetal na panela, esfarele um cubinho de caldo de legumes e acrescente um pouco de louro em pó, refogue bem. Acrescente shoyo para dar cor e sabor à carne. Cubra com um pouco de água, espere ferver e tampe a panela de pressão. Cozinhe durante 15-20 minutos.

A carne vegetal estará pronta.

Em tempo: o glúten está proibido para portadores da doença celíaca!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu lavo o glúten em uma bacia, vou trocando e reservando a água - coando sempre em uma peneira para não perder os pedaços que se desprendem.
Use beterraba juntamente com o molho de soja para dar a cor.
Na água reservada o amido decanta e poderá ser aproveitado. Só não encontrei ainda um processo bem eficiente para a secagem. É um amido mais grosso que o de milho, mas perfeitamente aproveitável.

Anônimo disse...

a massa de glutém fica com uma textura muito melhor quando fica de molho de um dia para o outro,de preferncia dentro da geladeira.Deve ser lavada até que a agua se torne totalmente limpida.

Anônimo disse...

a massa de glutém fica com uma textura muito melhor quando fica de molho de um dia para o outro,de preferncia dentro da geladeira.Deve ser lavada até que a agua se torne totalmente limpida.